Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/07/17 às 19h25 - Atualizado em 8/11/18 às 16h46

Em nova fase, COPEP se reúne de olho no desenvolvimento econômico

COMPARTILHAR

Conselho é responsável pela aprovação de financiamentos

André Giusti

 

451c30af-206b-430b-813b-abfb97c77855Está confirmada para esta quinta-feira (27), no Palácio do Buriti, a reunião que vai marcar a volta do Conselho de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal, o COPEP. A reunião será presidida pelo governador Rodrigo Rollemberg.

 

O COPEP é o conselho que aprova financiamentos para empresas e analisa a concessão de benefícios fiscais. Formado por 35 conselheiros, possui a representação de 23 órgãos públicos, bancos (BB e BRB) e entidades como Sebrae e Federação do Comércio. O COPEP é sempre presidido pelo governador do Distrito Federal. O secretário Valdir Oliveira é o representante da SEDICT no conselho.

 

Essa reunião, a primeira desde janeiro, marcará uma nova fase do COPEP, com a votação do novo regimento interno e algumas mudanças. Uma dessas mudanças será a extinção da câmara de recursos. Se ela for aprovada, quem tiver um pedido de financiamento rejeitado pelo COPEP terá que recorrer à Justiça e não mais ao colegiado.

 

De acordo com técnicos da SEDICT que assessoram o COPEP, 230 processos relativos a financiamentos e incentivos fiscais aguardam análise das quatro câmaras setoriais do Conselho (Comércio, Serviço, Turismo e Hospitalidade, Agricultura e Indústria, e Acompanhamento e Avaliação de Empreendimentos Produtivos).

Segundo o secretário Valdir Oliveira, o Conselho começará essa nova fase de olho no desenvolvimento econômico do DF, dando prioridade ao crédito e ao financiamento ao empreendedor que quer gerar empregos para a população e receita para o estado.