Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/19 às 15h59 - Atualizado em 2/09/19 às 15h40

O Include em breve chegará nas Regiões Administrativas de Brasília

COMPARTILHAR

 

 

Include é um programa adotado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal. Serão implantados laboratórios de robótica comunitário de acesso gratuito através de parcerias que têm como objetivo qualificar jovens de 10 a 18 anos, inserindo –os no mercado de trabalho propiciando protagonismo às comunidades na utilização da tecnologia como meio para resolução dos seus problemas. Outro intuito do Include é identificar meninos (as) com habilidades e encaminhá-los para escolas adequadas.

Os laboratórios includes possuem mobiliário, equipamentos de eletrônica para ensino de robótica, impressora 3D, computadores, material didático e internet de alta velocidade.

Jovens carentes que são excluídos da tecnologia e que não têm acesso ao universo tecnológico podem através do programa Include serem imponderados na sua própria comunidade por meio das aulas de robótica, programação, eletrônica, mecânica, sensores e programação.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, ressaltou que a ideia é promover a inclusão social econômica por meio da tecnologia para famílias de baixa renda e transformar  jovens em grandes gênios da inovação tecnológica. “Temos inúmeros casos de meninos (as) que vivem em situação de vulnerabilidade e o laboratório Include vem de encontro para atraí-los e oferecer oportunidades.

Durante as aulas eles aprendem a desenvolver soluções para os problemas de suas comunidades sem precisar acionar pessoas de fora ou sair de lá. Além disso, pelo programa Include eles podem ser remunerados com ganhos monetários para ajudarem suas famílias.