Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/18 às 10h08 - Atualizado em 18/12/18 às 10h57

Sedict representa o Distrito Federal na 42º edição do Fonaceas em Manaus

COMPARTILHAR

A Sedict representou o governo do Distrito Federal na 42ª edição do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas), realizado recentemente em Manaus. O objetivo do encontro foi traçar um diagnóstico anual da atuação dos Conselhos, bem como levantar questões a serem discutidas na próxima Conferência Nacional da categoria, prevista para 2019.

 

O representante da Sedict junto ao Conselho de Assistência Social do DF, Alessandro Sá de Araújo, destacou a troca de experiências nos dois dias de evento. “Foram colocadas algumas dificuldades enfrentadas por cada região. Então, o Fonaceas propiciou uma espécie de intercâmbio, já que cada estado possui suas peculiaridades”, definiu.

 

O trabalho da assistência social não se restringe apenas ao atendimento das pessoas em situação de rua. “Em muitos casos, é a assistência social que auxilia pessoas de outros Estados que vêm para o DF fazer um tratamento de saúde e são assistidas, por exemplo, através das casas abrigo. Ela também mantém algumas creches e presta auxílio a vítimas de violência doméstica”, exemplifica o servidor.

 

Alessandro Sá acrescenta que alguns dos maiores entraves envolvendo o trabalho dos assistentes sociais são de ordem burocrática e administrativa. “Nós lamentamos muito a redução da verba para o próximo ano. O corte no orçamento a nível nacional é um grave problema, sem dúvida um ponto em comum que afeta todas as regiões”, sinaliza o conselheiro.