25/10/19 às 12h19 - Atualizado em 25/10/19 às 12h19

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia trabalha biodiversidade e desenvolvimento sustentável

Começou, na última segunda-feira (21), a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) O evento promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne milhares de atividades em todo o Brasil. O tema deste ano é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O objetivo é aproximar crianças, jovens e adultos da ciência e tecnologia. O pavilhão de Exposições do Parque da Cidade recebe a Avenida da Ciência – mundo MCTIC. A exposição reúne todas as entidades vinculadas ao tema em um espaço didático e interativo.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, representando o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou a parceria entre o MCTIC e o GDF na promoção do evento. “Estamos trabalhando juntos para fazer de Brasília uma cidade totalmente inteligente. O destaque é o nosso programa de compartilhamento de carros elétricos. Além disso, estamos implementando uma área de testes de novas tecnologias para cidades inteligentes”, adiantou.

O ministro Marcos Pontes declarou que um evento como esse traz a ciência para próximo das pessoas de maneira desmistificada. “Para derrubar aquela ideia de que ciência é algo que ninguém entende. Espero que muitas escolas visitem os estandes, onde crianças e jovens encontrem inspiração para escolha do seu futuro”, destacou.

Marcos Pontes também revelou que o tema da SNCT para o ano que vem será Inteligência artificial. “Nós estamos nos preparando para fazer o lançamento de oito laboratórios de inteligência artificial no Brasil. Sendo um deles focado na fronteira de inteligência artificial e segurança cibernética e sete deles aplicados ao agronegócio, à saúde e a cidades inteligentes”, adiantou.

A cerimônia contou também com o lançamento de um selo personalizado e um carimbo comemorativo dos Correios feitos especialmente para a 16ª SNCT, além de uma homenagem ao jovem Victor Fellipe Souza Silva, vencedor do concurso de desenhos que elegeu a identidade visual da 16ª SNCT. O aluno entregou uma caixa cheia de cartas de estudantes da Escola Municipal Clóvis Guerra, de Anápolis (GO), convidando o ministro Pontes a visitar a instituição.

A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne mais de 180 expositores e 21 mil metros quadrados de área. Os visitantes poderão assistir às oficinas distribuídas pelo Pavilhão. Além disso, um ciclo de palestras acontece durante toda a semana. As oficinas de construção de foguetes e de robótica também são destaques na programação.

Até domingo (27), mais de 5,2 mil atividades devem ser promovidas por 172 instituições ligadas aos governos federal, estaduais e municipais, escolas, centros de pesquisa e entidades da sociedade civil. Ao todo, os eventos preparados para a semana serão realizados em 278 municípios, em 23 estados e no Distrito Federal.