Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/06/23 às 12h09 - Atualizado em 28/06/23 às 12h32

Encontro sobre Arte e Tecnologia

 

O evento é parte do projeto de Pesquisa e Difusão de Plataforma Tecnológica Cultural e reúne perspectivas sobre a cena local

 

A arte contemporânea no Distrito Federal é frutífera e, atualmente, vive um momento único de diversidade com a entrada de novos atores culturais. Com a  intenção de debater esse cenário, a plataforma M’ART irá realizar o encontro ‘Arte e Conexão: Inovação e Colaboração na Cena de Arte Contemporânea’, no dia 28 de junho, às 19h, no Museu Nacional da República. Para Luan Grisolia, idealizador e coordenador da M’ART, o momento “será rico para trocas e vai fomentar uma maior integração e colaboração entre os participantes”.

 

 

Fonte: D24am. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

 

Além de Luan Grisolia, graduado em artes visuais com especialização em psicologia, estarão presentes: Marília Panitz, curadora, mestre em Arte Contemporânea, que desde 2020 contribui com a construção da M’ART, Cinara Barbosa, curadora que tem pesquisado a mediação educativa em espaços expositivos associada às práticas institucionais, Gisel Carriconde, artista visual, trabalha com gestão cultural e, desde 2014, está à frente da galeria deCurators, dedicada a experimentos expositivos e curatoriais e, João Angelini, artista plástico, curador e gestor cultural em Planaltina, discute as ocupações territoriais, os modos de controle e a  opressão, e também é idealizador do espaço contemporâneo Pé Vermelho.

 

O encontro faz parte do Projeto de Pesquisa e Difusão de Plataforma Tecnológica Cultural, executado pela M’ART e pelo Instituto Cultural e Social No Setor, com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Distrito Federal.

 

Temas abordados

 

  • Luan Grisolia – Desdobramentos do projeto Pesquisa e Difusão de Plataforma Tecnológica Cultural (M’ART)
  • Cinara Barbosa – BSB: Plano das Artes e a importância da pesquisa na divulgação e promoção da cena local
  • Gisel Carriconde – DeCurators e a produção independente
  • João Angelini – Pé Vermelho e a periferia como centro
  • Marília Panitz – O papel da plataforma M’ART na cena local, regional e nacional

 

Plataforma M’ART

 

A M’ART é uma plataforma digital gratuita, acessível via site ou aplicativo (IOS e Android) que ajuda artistas a organizarem e apresentarem suas pesquisas e  produções. Nela, o público em geral tem acesso aos perfis de mais de 40 artistas do Distrito Federal, podendo navegar por mais de 800 obras com diferentes  linguagens e formatos, como colagem, fotografia, gravura, instalação, escultura, pintura e outras. A mais recente pesquisa curatorial é de Marília Panitz, mestre em Arte Contemporânea. Mais que um aplicativo, a M’ART é uma ideia em movimento que toma forma a cada novo artista, apreciador e colecionador que se  integra ao projeto.

 

Serviço

 

Encontro: ‘Arte e Conexão: Inovação e Colaboração na Cena de Arte Contemporânea’

Data: 28 de junho

Hora: 19h

Local: Museu Nacional da República

 

Entrada gratuita

 

Classificação indicativa livre