Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/05/23 às 15h01 - Atualizado em 8/07/24 às 8h59

Reciclotech entrega diplomas de cursos de qualificação profissional

 

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI-DF) entregou, nesta quinta-feira (18), 56 diplomas do Reciclotech, no Gama. O evento reuniu vários alunos, os quais agora são profissionais capacitados e preparados para atender às demandas do mercado de trabalho.

 

Para o secretário da SECTI-DF, Gustavo Amaral, “o programa representa um grande avanço, uma vez que possibilita a inclusão imediata de jovens e adultos no mercado de trabalho e estimula a economia circular no Distrito Federal.”

 

Para a estudante Sabryne Tavares, 26, o curso representou uma oportunidade de mudança de vida. “Eu vim pra cá buscando mudanças e eu encontrei. Um curso gratuito, com uma boa assistência, uma boa estrutura e uma oportunidade de mudança de vida. Isso trouxe pra mim mais esperança. Uma esperança de mudança. E toda comunidade tem esse acesso”, afirma.

 

Já a estudante Heloá Menezes, 16, destacou a importância da formação básica em informática para quem está no início da carreira. “A informática é muito importante! Ela é a base, porque hoje em dia a nossa geração é composta por internet e por TI. E eu achei incrível! Eu gostei muito! A professora articulava muito bem com a gente. Ela soube explicar muito bem. E, por mais que a informática fosse básica, ela se aprofundou muito. Então, isso pra mim foi importante. Porque eu não tinha nenhum conhecimento e acabei saindo daqui com mais do que o esperado”, destaca.

 

O Reciclotech tem como um dos seus objetivos a capacitação profissional de jovens e adultos nos cursos de informática básica, manutenção de computadores e manutenção de celulares e robótica, bem como o recondicionamento de eletroeletrônicos, reciclagem de equipamentos e o descarte correto do lixo eletrônico. Os cursos são oferecidos gratuitamente.

 

A iniciativa, que possui caráter transversal, reúne várias secretarias em torno do objetivo de atender ao interesse público. Além de ampliar os horizontes profissionais dos participantes e de estimular a educação ambiental, o programa já possibilitou a realização de melhorias de infraestrutura em escolas e o acesso à inclusão digital de estudantes e professores da rede pública de ensino.