Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/07/19 às 12h55 - Atualizado em 13/08/19 às 14h52

Festa e emoção para receber os campeões brasilienses de robótica

COMPARTILHAR

 

 

Esta quarta-feira  (10) amanheceu  em clima de festa, pois foi com muita animação que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF juntamente com a Secretaria de Educação, o  diretor do Senai, Marcos Seco e a equipe do Sesi Taguatinga receberam no aeroporto de Brasília  vários professores e estudantes que voltaram da competição de robótica na Austrália.

O secretário Gilvan Máximo parabenizou os campeões brasilienses. ” A nossa capital federal têm muitos gênios e eles precisam de apoio para mostrarem seus talentos e representar Brasília em grandes competições. O Governador Ibaneis Rocha quer dar a esse incentivo para essa galera jovem talentosa”, destacou.
Durante a espera, Juliano Duarte, pai da estudante Amanda Duarte que estava na Austrália, falou que a garota ficou maravilhada com o mundo tecnológico. “Ela ficou encantada com as universidades e disse que está trazendo vários insidies para contar. A equipe aproveitou a viagem, ou seja, não foram só competir, pelo contrário, visitaram embaixadas, assistiram à palestras e realizaram outras atividades na área de inovação tecnológica.
 Com a chegada dos vencedores no aeroporto, o secretário Gilvan Máximo falou que o Governador Ibaneis Rocha irá receber os estudantes e professores no Palácio do Buriti.
História  sobre a Equipe de Robótica vencedora
A Albatroid, equipe de robótica formada por alunos e professores da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi), conquistou no Aberto da Ásia o primeiro lugar na categoria Estratégia e Inovação e o segundo no Desafio do Robô. A competição foi de 4 a 7 de julho, em Sydney, na Austrália.
Assim como nas etapas regional e nacional, nos torneios internacionais os times seguem com o desafio Into Orbit (Em Órbita). Na temporada 2018/2019, os estudantes tiveram de pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e a viajar no espaço e propor uma solução inovadora para um problema enfrentado durante essas viagens.
O torneio reuniu 42 times de várias partes do mundo. Além dos brasilienses, o Brasil foi representado por estudantes de Minas Gerais. A equipe Atombot, do Sesi Dom Bosco, de São João del-Rei (MG), ficou em primeiro lugar na Apresentação de Pesquisa. A Albatroid conquistou a vaga no torneio internacional durante o Festival Sesi de Robótica, em março, no Rio de Janeiro. Além da participação da Albatroid no Aberto da Ásia, duas equipes do DF garantiram vagas para competições internacionais.
A Legofield, do Sesi Gama, foi ao Aberto Internacional Plan Ceibal, em Montevidéu, no Uruguai, de 30 de maio a 1º de junho, e voltou de lá com dois troféus – o primeiro lugar na categoria Design do Robô e o segundo no Desafio do Robô.

A Lego of Olympus, também do Sesi Gama, garantiu a vaga para o Torneio de West Virginia, nos Estados Unidos, que será de 12 a 14 de julho.

Reportagem: Geysa Albuquerque 
Secti-DF