Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/17 às 10h42 - Atualizado em 3/11/20 às 11h28

Perguntas Frequentes

Prezado Cidadão,

 

As informações referentes às perguntas frequentes da LAI já estão disponíveis para consulta no Portal do Governo do Distrito Federal: http://www.brasilia.df.gov.br/index.php/category/perguntas-frequentes/

 

 

Perguntas Frequentes da Ouvidoria

 

 

1.  Qual o papel da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF?

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal – SECTI tem papel fundamental na construção, fomento e inovação tecnológica, como fator de desenvolvimentos social. Sua criação decorre do Decreto 40.716, de 09 de maio de 2020, publicado no DODF nº 68, Edição Extra de 09/05/2020.

 

2.  Os serviços fornecidos pelo Planetário de Brasília são pagos?

Não. Os serviços oferecidos pelo Planetário de Brasília são totalmente gratuitos. As programações ocorrem de Terças a Sextas – feiras:  das 0 9 h00 às 21h00 e  Sábados, domingos e feriados: das 08h00 às 20h00, o Planetário fica no SDC – Setor de Divulgação Cultural – Via N1 – Eixo Monumental – 70.070-350 – Telefone: 3224-7970.

 

3.  O que é Reciclotech?

O Reciclotech é um programa de inclusão digital da SECTI que acontece na sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústrias do Gama. Visa acima de tudo a inclusão digital de toda a população do Distrito Federal.

 

4.  O que é Drive-Thur digital?

É um projeto desenvolvido pela  Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal – SECTI, na realização de ações itinerantes de coleta de lixo eletrônico em todas as regiões administrativas.

 

5.  O que é uma Smart Cities?

Segundo a União Européia Smart Cities são sistemas e pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal – SECTI, está trabalhando constantemente para transformar a capital do país em uma Smarty City.

 

6.  O que é o projeto VEM DF?

O VEM DF é um projeto piloto pioneiro de compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas. Criado pela SECTI, é composto por 16 carros modelo Twizy, da fabricante Renault. O projeto inclui, ainda, a instalação no Distrito Federal de 40 eletropostos (pontos de recarga), fabricados pela empresa WEG em todo o Distrito Federal. Os eletropostos, além de abastecer a frota, poderão ser usados por carros de quaisquer outras montadoras, sem cobrança de valor pela recarga.

 

7.  Quem pode utilizar os carros elétricos disponíveis para o GDF?

Os servidores do GDF. Atualmente A SECTI já possui 265 servidores cadastramos, que foram selecionados nas Secretarias de Estado, nas Administrações Regionais e em outros órgãos distritais. Os critérios de seleção foram definidos especificamente por cada órgão. Os servidores que tiverem interesse em participar do Programa VEM DF, devem verificar os critérios e regras definidos pelo seu órgão.

 

8.  O QUE É WIFI SOCIAL?

WiFi Social é um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF – SECTI que tem o objetivo de levar internet gratuita em lugares de maior circulação de pessoas como em feiras, shoppings, ônibus, metrôs, rodoviárias e outros. O objetivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação é fornecer internet gratuita por meio de sinal Wi-Fi em mais de 100 pontos do Distrito Federal.

 

9.  Quem pode utilizar o WIFI-SOCIAL?

WiFi Social pode ser utilizado por toda a população do Distrito Federal, é um serviço de extrema importância para os dias atuais, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF

 

 

 

Atualizado em 03 de novembro de 2020 – Ouvidoria SECTI.