Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/02/14 às 20h02 - Atualizado em 30/10/18 às 12h21

Rumo à implantação da Cidade Aeroportuária

COMPARTILHAR

Brasília, 13 de fevereiro de 2014 – A estrutura de Governo do Distrito Federal se prepara para dar os primeiros passos do projeto de implantação da Cidade Aeroportuária, terminal multimodal que funcionará nas proximidades de Planaltina. Nesta quinta-feira (13), aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a primeira reunião do grupo criado pelo governador Agnelo Queiroz que será responsável pela condução técnica do projeto de construção do complexo.

O projeto inicial prevê que o aeródromo se torne, no futuro, a segunda opção para o transporte de mercadorias e passageiros de Brasília. Os estudos prévios esclarecem, ainda, questões técnicas, como condições específicas para o recebimento de aeronaves com peso e tamanho fora do convencional e a instalação de órgãos de fiscalização e controle com vistas à agilidade da liberação aduaneira, entre outros.

Como o foco da Cidade Aeroportuária é a logística – nacionalização e internacionalização de mercadorias -, o governo já se mobiliza para proporcionar acesso fácil e rápido ao terminal. Neste sentido, os esforços estão direcionados para a fomentação de estudos capazes de definir as novas rotas para a região de Planaltina.

Jurong Consultants – A concepção da Cidade Aeroportuária segue as diretrizes propostas pelas pesquisas realizadas pela Jurong Consultants, empresa de consultoria baseada em Cingapura contratada pelo Governo do Distrito Federal para desenvolver os estudos de planejamento do DF para os próximos 50 anos – o Projeto Brasília 2060.

Trabalho conjunto – A Subcomissão da Cidade Aeroportuária é composta por representantes de órgãos do DF, como: Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan); Secretaria de Turismo; Banco de Brasília (BRB); Metrô-DF; Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Secretaria de Planejamento; Secretaria de Governo e Assessoria Internacional.