Foto: Ascom/Secti-DF
Nesta quinta-feira (24), o Distrito Federal ganhou um novo espaço de ciência, tecnologia e inovação. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e o Instituto Conecta Brasil, o Brasília Game Hub impulsionará o mercado de desenvolvimento de jogos em todas as etapas da cadeia produtiva.
O encontro reuniu representantes do setor, estúdios locais, especialistas e investidores. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, o principal diferencial de um ecossistema de inovação é a comunidade que ele constitui. “Quando analisamos os dados e arquitetura dos segmentos para os quais devemos direcionar as políticas públicas, vemos que uma das principais comunidades empreendedoras e inovadoras e a mais apaixonada é a do setor de jogos eletrônicos. Nosso intuito é que o Brasília Gamer Hub seja um dos pilares centrais desta comunidade”, frisou.
Concebida para posicionar Brasília como um polo estratégico no desenvolvimento de games, a iniciativa conta com infraestrutura que inclui incubadora, aceleradora, game jams, rodada de negócios e a criação de uma publisher própria para apoiar a inserção dos jogos locais no mercado global.
Durante o evento, foi apresentado o cronograma oficial de atividades até o fim do ano, que inclui maratonas de criação de jogos (game jams), capacitações presenciais, mentorias com especialistas nacionais e internacionais, mostras de jogos, e rodadas de negócios com publishers globais. Um dos parceiros é a Xsolla, multinacional focada no financiamento de desenvolvimento de jogos. “Escolhemos Brasília para ampliarmos a nossa atuação na América Latina por acreditarmos nos talentos locais que aqui estão”, disse Parag Amin, head de aceleração da empresa.
Para o estudante de engenharia de software Vinícius Fernandes Rufino, 23 anos, a infraestrutura e apoio oferecidos pelo Brasília Game Hub serão essenciais para o lançamento do novo projeto desenvolvido por sua equipe. “Poder contar com esta oportunidade e este espaço para fazer networking e profissionalizar a nossa equipe é algo maravilhoso. Isto mostra o quanto o poder público compreende a importância e o quão estratégico o setor de games é para a economia criativa. Atualmente, este mercado representa cerca de 75% da indústria de entretenimento. Vejo o Brasília Game Hub como uma grande plataforma para reunirmos a comunidade gamer local e impulsionarmos a visibilidade dos projetos feitos aqui”, afirmou.
Já o artista brasiliense Vitor Theodoro, 27 anos, destacou que a experiência de participar da iniciativa é enriquecedora. “Desde outubro, nosso estúdio, Lunar Punk, está trabalhando no desenvolvimento do Retro Arsenal e, neste momento, estamos focados na criação de um protótipo. Nosso projeto conquistou o primeiro lugar em das fases da Game Jam Plus (Copa do Mundo de Jogos Eletrônicos). Então, para nós, ter contato com outros profissionais e artistas é muito positivo e enriquecedor”, disse.
Localizado na CLN 305, o Brasília Game Hub conta com salas de reunião, espaços de coworking e networking, além de acesso à internet e estúdio para gravação de vídeos.