O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) lançou os dois primeiros editais do DF Inova Tech, uma parceria com o governo local, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF). O programa vai reforçar a inovação e a qualificação de mão de obra para o setor produtivo, principalmente nas áreas voltadas à indústria 4.0, ampliando o alcance da educação profissional. Em três anos, serão 46,2 mil vagas gratuitas.
Foram abertas nessa segunda-feira, 9 de dezembro, 6.281 vagas — pelo menos 15% de cada turma será formada por estudantes de baixa renda. O Edital nº 1/2020 traz vagas para cursos técnicos que terão início em fevereiro e o Edital nº 2/2020, para cursos de qualificação e de aperfeiçoamento — estes começarão em datas diferentes, de janeiro a agosto.
Os cursos, todos presenciais, são das áreas de Automação Industrial, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energia GTD (geração, transmissão e distribuição de energia), Energias Renováveis, Gráfica e Editorial, Metalmecânica e Tecnologia da Informação. Há opções nos turnos matutino, vespertino e noturno. As inscrições são exclusivamente pelo site do Senai-DF.
Cursos técnicos têm de 800 a 1.440 horas-aulas (até 2 anos e 6 meses) e têm currículo estruturado a partir das necessidades do mercado de trabalho. Ao término, o estudante recebe um diploma de habilitação técnica.
Na segunda fase, os candidatos terão de comparecer à escola indicada para fazer, em um computador, uma prova objetiva online de conhecimentos gerais de Português e de Matemática. As avaliações ocorrerão de 6 a 12 de janeiro — a data varia conforme o curso escolhido. Os interessados responderão a 20 questões e a correção será eletrônica. A lista dos selecionados será divulgada em 16 de janeiro no site www.sistemafibra.org.br/senai. A matrícula para esses alunos será a partir de 20 de janeiro, na central de atendimento da unidade indicada. Se algum dos aprovados não tiver a matrícula confirmada, a vaga irá para o próximo candidato mais bem colocado. O critério de desempate será a maior idade.
No caso de pendência, o candidato será informado por e-mail e terá um dia útil para reenviar a documentação. Após o reenvio, nova análise será feita pela instituição. Persistindo a irregularidade, a inscrição será desconsiderada pelo Senai-DF e a vaga será colocada à disposição de quem ficou na fila de espera da inscrição.
Para cada curso, há um período para se inscrever. As primeiras começaram em 9 de dezembro. Veja as datas no edital. A diferença é que nesse edital é que não há provas, como no caso dos cursos técnicos. A seleção dos candidatos será feita pela ordem de inscrição e pela análise de documentos.
As inscrições são feitas apenas no site do Senai-DF, das 8 horas do primeiro dia especificado no edital até as 23h59 do último. O candidato deve preencher o formulário e anexar a documentação digitalizada. Os documentos que devem ser digitalizados (frente e verso) são: documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de situação escolar (declaração ou certificado e histórico escolar). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.
Mais informações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565.