Foto: Ascom/Secti-DF
O Innova Summit 2025 começou com força total nessa terça-feira (24), em Brasília. Mais de 16 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães no primeiro dia do evento, que reúne lideranças do setor público e privado, especialistas em tecnologia, empreendedores e entusiastas da inovação. A expectativa da organização é de que mais de 50 mil visitantes circulem pelos espaços até o encerramento, na próxima quinta-feira (26).
Logo na abertura, o escritor e mentor Tiago Brunet provocou reflexões sobre saúde emocional, tema que vem ganhando espaço nas discussões sobre inovação. “Ter saúde emocional não é algo sofisticado, é uma questão de sobrevivência. Não é possível construir relações sem equilíbrio emocional. Estamos adoecendo de forma rápida e coletiva”, alertou.
Eduardo Moreira, presidente do Instituto Conecta Brasil – responsável pela organização do evento – destacou a receptividade do público e a qualidade do conteúdo: “Foi um sucesso absoluto. Auditórios cheios, palestras elogiadas e um público engajado. Estamos muito satisfeitos com os resultados do primeiro dia”.
A programação deste ano reforça o compromisso com sustentabilidade, regeneração ambiental, impacto social e inteligência artificial aplicada. Segundo Eduardo, o evento conta com uma área dedicada exclusivamente à sustentabilidade, localizada na Ala Oeste. “As empresas estão mais atentas a temas como ESG, regeneração e IA com propósito. Nosso objetivo é trazer esses debates para o centro da inovação”, explicou.
Responsável pela área de Inteligência Regenerativa do Innova Summit, Paloma Senna, da associação Movement Regenera, destacou o conceito que norteia a proposta do evento: “Enquanto a sustentabilidade busca reduzir danos, a regeneração atua para restaurar ecossistemas, promover justiça social e criar ciclos positivos de impacto. O Brasil e a América Latina enfrentam crises climáticas, sociais e produtivas, mas também possuem as chaves para superá-las”.
Ela também defendeu um uso mais consciente da tecnologia: “A inteligência artificial generativa já está presente em grande parte das empresas, mas ainda é usada de forma reativa. É hora de avançar para uma IA que contribua para soluções regenerativas – como prever secas no Cerrado ou apoiar modelos de economia circular nas cidades”.
Além dos temas ligados à sustentabilidade e à tecnologia regenerativa, o evento também aborda criptomoedas, empreendedorismo feminino, inclusão digital, bioeconomia e games. Um dos destaques é a final internacional da GameJamPlus, maior maratona de desenvolvimento de jogos com foco em negócios do mundo, realizada pela primeira vez em Brasília.
Destaques desta quarta (25)
A programação segue com palestras de nomes como o educador financeiro Thiago Nigro, o especialista em produtividade Cristian Barbosa e a influenciadora e empresária Natália Beauty. Também estão previstos painéis sobre parques tecnológicos, inovação com impacto e tecnologia aplicada à humanidade. À noite, o destaque será a palestra do investidor e mentor João Kepler.
Innova Summit 2025
⇾ Até quinta-feira (26), das 12h às 22h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
⇾ Entrada gratuita
⇾ Show de encerramento com Toni Garrido, às 21h10