Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/10/23 às 17h23 - Atualizado em 8/07/24 às 8h59

Planetário de Brasília realiza evento para observação do eclipse solar

 

 

No próximo sábado (14), o Planetário de Brasília e a secretária de ciência, tecnologia e inovação do Distrito Federal, em parceria como Clube de Astronomia de Brasília, realizarão um evento para observação do eclipse solar na Praça do Cruzeiro, a partir de 14h30.

 

A observação do fenômeno requer alguns cuidados, como a utilização de equipamentos adequados a fim de evitar danos à visão. Por esta razão, serão distribuídos óculos com filtros solares e telescópios serão disponibilizados para a apreciação do eclipse.

 

Para o secretário de ciência, tecnologia e inovação, Gustavo Amaral, o evento de observação do eclipse representa uma oportunidade ímpar de despertar o interesse das crianças, adolescentes e jovens pela pesquisa e pelo conhecimento científico. “Acreditamos que ações como esta são fundamentais para popularização da ciência e estimular as nossas crianças, adolescentes e jovens a seguirem carreira em áreas portadoras de futuro”, destaca.

 

Saiba mais sobre o eclipse solar

 

No próximo sábado (14), um eclipse solar poderá ser visto em todo o Brasil. Às 16h51, horário de Brasília, a Lua estará alinhada entre o Sol e a Terra. Nos estados das regiões Norte e Nordeste, será possível ver o eclipse anular. a Lua está no ponto mais distante de sua órbita da Terra, no que os astrônomos chamam “apogeu”. Assim, seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol, o que possibilita a aparição de um anel brilhante. No restante do país, o fenômeno será visto de forma parcial.

 

Serviço:

Observação do Eclipse Solar Parcial

Data: 14/10/23

Local: Praça do Cruzeiro (Eixo Monumental)

Horário: A partir de 14h30

Entrada franca